Sociedade Urbana

Pretendo tornar esse espaço um ponto de reflexão sobre os valores morais, familiares e culturais de nossa sociedade decadente... Valores à muito abandonados, e em um constante estado de deterioração...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

“Levando fumo”



Como é possível...? Mediante inúmeros estudos que mostram centenas de males que podem ser adquiridos, milhões de mortes por ano em todo o planeta, e tudo isso em um mundo completamente globalizado, aonde a informação chega quase que instantaneamente de uma forma continua a todos e qualquer um através de inúmeros meios de comunicação; e ainda assim (momento de completa indignação), o “louvável” ser humano insistir em fumar... Como é possível..??? Sinceramente não da para entender... Até posso ser mais compreensivo, com os fumantes de “antigamente” Pois era passado pela mídia (lembram o que disse no post passado..?) que fumar era elegante, que não se fazia mal, pelo contrario, se emagrecia fumando (hoje sabemos bem a que custo)... Agora, hoje em dia os jovens se deixar levar mediante esse turbilhão de informações, e fumar... Chega ser revoltante e vergonhoso!! O pior que muitas vezes chegam a acreditar que podem parar quando quiser, que tem a vida toda pela frente (só que cada vez menor); tenho amigos que pensam dessa forma... É Lamentável!!
Em minha casa só a um fumante, que nesse caso se trata da minha mãe. Bom, no momento ela está tentando parar de fumar (pela 3º vez), eu dentro de minha completa aversão, tento ser o mais compreensível possível, no entanto, admito não estar me saindo muito bem nesse quesito, porem, sei da importância do apoio para que ela consiga parar de fumar, e vou procurar ser mais compreensível, fica aqui uma sugestão para quem tem a mesma sutiação em casa... Uma coisa que sempre questiono a minha mãe aqui em casa e amigos na rua, é o fato de se fumar próximo a pessoas não fumantes, que na verdade são os chamados fumantes passivos; bom isso é um ponto de vital importância ao meu ver; vou explicar pq... acredito que cada um tem o controle sobre sua vida e pode fazer dela o que bem entender, inclusive se matar lentamente de dentro pra fora com um maldito cigarro, no entanto, acho que matar aos outros é algo extremamente diferente, é assassinato (e não me venham com o papo de que estou sendo radical). Entendam, apesar de esperar e torcer muito para que eu possa mudar o pensamento de um fumante, e assim ele conseguir para de fumar, coisa da qual me orgulharia muito, eu definitivamente não estou aqui para isso, estou aqui para apelar a você fumante passivo que não se indigna, faça valer o seu direito, não aceite que alguém lhe imponha traquéia a baixo essa maldita fumaça que (diabos!! não sei como vem sempre pro lado de quem não fuma, talvez pelo fato de respirar melhor e mais profundamente) mata indiscriminadamente a quem lhe absorva... Portanto faça como eu, seja um maldito chato e viva com maiores chances...

Alguns números para ilustrar os males da chupeta do capeta!!
Fumar um maço de cigarros por dia durante mais de 10 anos rouba, em média, 5 anos de vida do fumante. Em relação a pessoas que não fumam, os fumantes adoecem duas vezes mais, têm uma probabilidade 24 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares.


O fumo é responsável por:
· 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
· 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
· 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos;
· 40% dos casos de bronquite crônica
· 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
· 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);
· 25% das mortes causadas por doença coronariana: angina e infarto do miocárdio;
· 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

O tabagismo ainda pode causar:
· Aneurismas arteriais;
· Úlcera do aparelho digestivo;
· Infecções respiratórias;
· Trombose vascular;
· Amarelamento dos dentes;
· Envelhecimento da pele;
· Mau hálito;
· Diminuição da resistência física;
· Perda de fôlego;
· Queda nos desempenhos esportivo e sexual.
Para os homens, há ainda o aumento no risco de impotência sexual e, para as mulheres, no risco de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular), além de todas as complicações durante a gravidez.

Números no Brasil
· Por hora, dez brasileiros morrem por causa de doenças relacionadas ao tabagismo.
· Isso soma 200 mil mortes por ano.
· O Brasil tem cerca de 30 milhões de fumantes, o que corresponde a um terço da população adulta. Os homens fumam mais que as mulheres, mas há cada vez mais mulheres fumando.
· Até 78% dos fumantes querem se livrar da dependência.
· Entre os fumantes, cerca de 90% ficam dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade.
· Existem no país 2,4 milhões de fumantes nessa faixa etária.
· A maioria dos fumantes tem entre 20 e 49 anos de idade.
· Em geral, demora apenas um ano para que o adolescente que fuma se viciar

Números no mundo
· Cerca de um terço da população mundial adulta fuma. Isto corresponde a aproximadamente 1 bilhão e 250 milhões de pessoas.
· A população de fumantes é formada por 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina mundial.
· Por ano, ocorrem 4 milhões de mortes associadas ao tabagismo.
· Isso corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
As informações são do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Câncer e da Organização Mundial da Saúde.
“Acorde para vida e respire fundo...”

3 comentários:

  1. ODEIO CIGARRO!! e detesto mt maais quem fuma perto de mim!
    Se quer se matar, então respeite quem quer viver SAUDAVELMENTE. Parece que a pessoa não se toca...

    Concordo TOTALMENTE com você!!!

    beijinhos...^^

    nilmamoura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom a fumante citada no texto acima sou eu, concordo plenamente com meu filho pois conheço bem os maleficios do cigarro, ele soube se expressar bem colocando todos os pontos com relação ao tabagismo, e posso lhes afirmar é muito dificil largar esse VICIO.
    Me escrevi no programa do governo, é muito bom e realmente ajuda como apoio, mais tem um porem o governo não está entregando os adesivos e todo trabalho feito até agora pode ir por agua baixo.Como foi escrito no texto acima, temos que conscientizar aos adolescentes a não fumar, esclarecendo todos os males que o cigarro provoca.

    ResponderExcluir
  3. acho isso muito iteressante.

    ResponderExcluir

Opine e acrescente, aja com decência...